Fotoclube Porto-alegrense

Av Venâncio Aires, 67 | Cidade Baixa | Porto Alegre/RS

Blow-up, por José Roque Guimarães

Blow-up

Por José Roque Guimarães | Agosto 2023

Julio Cortazar escreveu o conto “História de Um Fotógrafo” em 1966 e o mestre Michelangelo Antonioni fez seu primeiro filme em língua inglesa. Bolw-Up trata da história de um fotógrafo na Swinging Londres dos anos 60. Tempo e local ideais para ser jovem, artista, rico e bonito. Ao fotografar num parque, o famoso fotógrafo nota algo como detalhe minúsculo de uma das fotos. Amplia repetidas vezes, daí o título do filme. A trama se desenrola em ritmo louco de thriller e mistério como a revista Village Voice define sendo um lendário portrait de existencial inquietude na Swinging Londres daqueles anos.

No elenco vemos alguns ainda jovens ícones da época. No papel principal David Hemmings coadjuvado com Vanessa Redgrave, Veruskha e Sarah Miles. Elas fazem uma cena erótica com nudez frontal que quebrou padrões da filmografia inglesa da época. Deu o que falar e o que ver. A música é de Herbie Hancok. Talvez ainda não tivesse a fama que tem hoje no jazz.

Filme imperdível para quem viveu ou não aqueles anos malucos, aquela década marcante. Também para quem gosta de fotografia e cinema, viveu a era analógica ou tem interesse nela. Antonioni trata do papel da fotografia e cinema como revelador da realidade. Da mente de Julio Cortazar e da maestria de Antonioni não se espere algo muito quadrado e certinho. É um filme que pode ser visto várias vezes, como o personagem Thomas fez ao ampliar suas fotos mais e mais, em papel, claro.

Maiores detalhes no site IMBD.

Já assistiu?  Comente aqui!

1 comentário em “Blow-up, por José Roque Guimarães”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 2 =

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this
plugins premium WordPress
Rolar para cima