Contato
Entre em contato conosco
Fotoclube Porto-alegrense
CNPJ: 32.652.147.0001-52
Endereço: Av Venâncio Aires, 67
Cidade Baixa
Porto Alegre/RS
CEP: 90040-191
Saída Fotográfica organizada para o Fotoclube Porto-alegrense, para um bate-volta às cidades de Vespasiano Correia e Muçum. Caminhadas leves, mas no V13 tem terreno que requer cuidado ao caminhar (pedras e trilhos).
Nossa primeira será foi no Moinho Colonial, de Vespasiano Corrêa, uma relíquia que remonta aos anos 1920 e mantém sua originalidade intacta. Este moinho antigo de pedra, movido a água, oferece uma experiência imersiva onde os visitantes podem testemunhar o processo de produção de farinha de milho, desde a moagem até o embalamento. Sob a tutela da família do Sr Roque Pezzi, guardiões dedicados desta herança cultural, além de contar a sua história, teremos o privilégio de explorar a bela cascata no fundo do terreno, apreciando a paisagem local. E durante nossa estada, seremos agraciados com degustações de polenta brustolada, bolacha caseira e suco, tornando essa visita ainda mais memorável e saborosa.
Em nossa segunda visita, vamos desfrutar de um almoço na Casa Brandão, situada em Muçum, RS. Marciano Brandão converteu o porão de sua família em um espaço gastronômico encantador, oferecendo café colonial e almoço italiano, com a opção de sediar eventos especiais. Se tivermos a sorte de encontrar o Sr. Noeli Brandão, pai de Marciano, teremos a oportunidade de ouvir suas histórias sobre o local, refletindo a paixão da família por esse espaço único. O cardápio de nosso almoço inclui um rodízio de massas, picanha na chapa, lombo suíno ao molho de laranja e outras iguarias, todas preparadas com carinho e dedicação. O almoço também inclui sobremesa, chá e café, proporcionando uma experiência gastronômica completa. Vamos aproveitar cada momento, mas sem perder de vista nosso próximo destino!
No terceiro ponto de nosso passeio, vamos explorar o Viaduto 13, situado entre Vespasiano Corrêa e Muçum. Com seus impressionantes 143 metros de altura e 509 metros de extensão, este viaduto ferroviário é reconhecido como o maior da América Latina e o segundo mais alto do mundo. Erguido durante a década de 70 pelo 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro, suas fundações atingem 21 metros abaixo do solo, conferindo-lhe uma estrutura robusta e imponente. Caminharemos pela parte inferior do viaduto, enquanto apreciamos a paisagem deslumbrante ao nosso redor. O Viaduto 13 também é envolto em mistérios e lendas locais, o que talvez te motive a pesquisar e trazer uma história intrigante para compartilhar durante o percurso.
Guia de Turismo: Viviane Monteavaro – CADASTUR 21.417834.82-4