Fotoclube Porto-alegrense

Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

[Exposição] Terra Animal, por Jorge Neumann e Sérgio de Paula Ramos ENCONTRO

27 setembro-17:30 - 20:00 -03

Free

Exposição Fotográfica “Terra Animal” por Jorge Neumann e Sérgio de Paula Ramos

 

  • Encontro: 27/09,  das 17h30 às 20h
  • Local: Galeria Carlinhos Rodrigues, Confeitaria Maomé, Rua Vicente da Fontoura, 1857, Porto Alegre/RS
  • Concepção e Expografia: Alexandre Eckert
  • Organização: Carlinhos Rodrigues
  • Apoio: Fotoclube Porto-alegrense

O Fotoclube Porto-alegrense convida todos para a abertura da exposição fotográfica “Terra Animal,” com obras de Jorge Neumann e Sérgio de Paula Ramos, que aconteceu no dia 11 de setembro de 2024, às 18h, na Galeria Carlinhos Rodrigues.

Ambos os fotógrafos, além de médicos renomados, são associados do Fotoclube Porto-alegrense e têm uma longa trajetória na fotografia:

  • Jorge Neumann, médico imunologista e membro da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, explora a natureza e seus detalhes com sua Sony A7 IV, capturando imagens fascinantes de aviões e, mais recentemente, de paisagens naturais.
  • Sérgio de Paula Ramos, psiquiatra e psicanalista, traz à exposição sua vasta experiência em fotografia de vida selvagem, com imagens impactantes que refletem sua conexão profunda com a natureza.

A exposição “Terra Animal” oferece uma janela para a beleza e a complexidade dos ecossistemas naturais, destacando a importância da conservação e preservação das espécies e do meio ambiente. Com curadoria e expografia de Alexandre Eckert, esta mostra é um convite para explorar um universo repleto de simplicidade e beleza, onde a natureza revela sua força e encantos.

Venha prestigiar este encontro com a natureza na Galeria Carlinhos Rodrigues, localizada na Confeitaria Maomé, e aproveite para desfrutar das delícias que este espaço acolhedor oferece. A visitação estará aberta de 11 de setembro a 14 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Texto: Alexandre Eckert

“Olhe profundamente a natureza e então você entenderá tudo melhor” Albert Einstein.
Sempre que voltamos a estabelecer uma conexão com a natureza tomamos consciência do quanto estamos afastados dela.
A transformação da raça humana de nômades em gregários originou a sua fixação em outros territórios e com o desenvolvimento das urbes, ampliou a distância entre a paisagem construída e a natural.
Para podermos perceber e interagir com a natureza primitiva temos que nos deslocar para lugares cada vez mais afastados e longínquos.
Nestas conexões temos a oportunidade de mergulhar em outro universo, onde o tempo tem ciclos e relações diversas das que estamos acostumados a vivenciar no mundo urbano.
O equilíbrio do meio ambiente e a sobrevivência das espécies são os principais determinantes no meio de vida natural. Presas e predadores não são inimigos, são seres que representam partes de uma grande cadeia, que sem a interferência do homem, salvo situações totalmente inusitadas, tendem a permanecer em equilíbrio mantendo intacta a biodiversidade.
Reestabelecer uma relação de observação e respeito pelo mundo natural traz para o humano uma compreensão da importância da manutenção deste imenso e interligado ecossistema.
Trazer imagens de locais isolados, muitas vezes com condições de acesso limitadas, possibilita compartilhar momentos belos e inéditos que multiplicam a possibilidade de conhecimento para muitas pessoas que não tem a oportunidade da proximidade deste contato.
A fotografia da natureza oferece uma janela aberta para a beleza e complexidade dos ecossistemas naturais, capturando a essência das criaturas em seus habitats específicos. Tem também a missão de conscientizar o homem da necessidade de conservação e preservação das diversas espécies e da relação que elas estabelecem como o meio ambiente.
Jorge Neumann médico imunologista e Sérgio de Paula Ramos médico psiquiatra, se conhecem desde 2015, quando ambos foram eleitos para Membro Titular da Academia Sul-Rio-grandense de Medicina, transitam há algum tempo pela fotografia, território em que mesclam ciência, paixão e emoção.
A fotografia de natureza transformou-se em um caminho comum, provocando novos encontros e inúmeras viagens para encontrar habitats, flora e fauna, lugares onde o meio natural pulsa de modo intenso e mágico.
O conjunto de imagens desta exposição apresenta um apanhado destas diferentes incursões pela terra animal, convidando os espectadores a conhecer um pouco deste outro universo, repleto de simplicidade e beleza.
Concepção e Expografia: Alexandre Ecker

Venue

Confeitaria Maomé
Rua Vicente da Fontoura, 1857
Porto Alegre, Rio Grande do Sul Brasil
+ Google Map
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this
plugins premium WordPress
Rolar para cima