Contato
Entre em contato conosco
Fotoclube Porto-alegrense
CNPJ: 32.652.147.0001-52
Endereço: Av Venâncio Aires, 67
Cidade Baixa
Porto Alegre/RS
CEP: 90040-191
Que tal um encontro para marcar o encerramento desta linda exposição?
A Seligman espera por você nesta sexta, 26 de abril, a partir das 18h.
Serviço:
Texto: Alexandre Eckert
“Se é o olhar que qualifica o mundo, ao mudar-se a perspectiva do olhar, este mundo adquire uma nova coerência”. (PESAVENTO, Sandra Jatahy).
Caminhar livremente acompanhado de uma câmera ou celular permite ao fotógrafo perceber muitas vezes o que não é visto, afastando-o das armadilhas do óbvio.
A paixão pela fotografia conduz a uma liberdade e ao desvincular-se do tempo e do espaço.
Assim percorrendo a paisagem, nesta espécie de transe, a percepção se aguça buscando experiências e referências particulares, que interferem diretamente na construção da narrativa das imagens.
Gestar uma fotografia é um ato de paixão e prazer. Construir a imagem é alinhar o pensamento que se molda as diferentes sensações e etapas do fotografar.
Encontramos nas imagens da fotógrafa Andréa Seligman um realizar pleno desta paixão, onde podem ser descobertos muitos significados que a afastam do observar superficial do cotidiano, quando o ritmo acelerado da vida não nos possibilita mergulhar nos labirintos da alma, respirar calmamente e encontrar beleza ou significados no mundo que estamos inseridos.
O olhar delicado e atento da fotógrafa, a alegria de percorrer os caminhos, com a possibilidade de registrá-los, mas, sobretudo, de captar a essência e seus verdadeiros significados, transforma os percursos cotidianos em outra realidade, mais potente, lírica e poética.
Assim o olhar ultrapassa a simples capacidade de ver, atingindo outra dimensão, interagindo com a percepção, provocando a interpretação do visto que aciona, com sua confirmação, o ato pleno e instantâneo da captura fotográfica.
Concepção e Expografia: Alexandre Eckert
Impressão: Versus Foto Galeria
Enquadramentos: Moldura Santos
Agradecimentos: Ao Macum – Livraria e Café, em especial, ao Pedro e André que disponibilizaram suas belas paredes para a cultura, possibilitando aos fotógrafos contarem histórias através das suas imagens.