Contato
Entre em contato conosco
Fotoclube Porto-alegrense
CNPJ: 32.652.147.0001-52
Endereço: Av Venâncio Aires, 67
Cidade Baixa
Porto Alegre/RS
CEP: 90040-191
A CONSTRUÇÃO DA MOBGRAFIA COMO IMAGEM-ARTE
Aspectos criativos e técnicos.
Dia 19 de junho, às 19h30
Com mediação de Andréa Steiner Barros
Fotógrafos convidados: Leandro Selister e Alex Duvier
Acesse o Link do Youtube e clique no Lembrete!
Atividade integrante da programação do 3º FOTOCLUBE FESTIVAL 2023: “UMA CÂMERA NO BOLSO” O Fotoclube Porto-alegrense em seu 5° aniversário realiza o 3º Fotoclube Festival, com o tema “Uma câmera no bolso”
Acompanhem as outras atividades no site:
Temática Geral
A SOCIALIZAÇÃO DA IMAGEM COM A UTILIZAÇÃO DO CELULAR
Um retorno à fotografia popularizada e acessível como grande narradora do cotidiano.
PENSANDO EM TEMPO
Há pouco tempo atrás usávamos a telefonista para contatar nossos afetos, quando estávamos a viajar por outros destinos, longe de casa. O telefone nem tinha ainda teclas e os números a serem encontrados e discados tinham, no máximo, 6 algarismos.
Ainda guardamos na memória a fotografia analógica: as máquinas Kodak em que colocávamos bobinas plásticas que continham filmes, onde retratávamos as viagens e o nosso cotidiano. A espera, repleta de expectativa e ansiedade, para buscar os envelopes amarelos que continham os negativos e as fotografias reveladas…
Estes insights, repletos de belas lembranças, não chegam há ter 50 anos.
Hoje, utilizando as câmeras embarcadas nos aparelhos celulares, somos capazes de realizar todas estas mágicas com apenas alguns toques na tela. Podemos nos comunicar por vídeo chamada com alguém do outro lado do planeta em tempo real. E se tivermos acoplado ao celular uma impressora portátil, poderemos printar uma imagem captada nele, praticamente ao mesmo tempo em que ela foi gerada.
Os avanços da tecnologia vão muito além e seguem em vertiginosa e infreável velocidade.
Neste momento é possível, utilizando-se de programas de IA (inteligência artificial), construir qualquer imagem, usando somente uma narrativa, sem nem mesmo existir o ambiente, objetos ou personagem humano que irão aparecer nela.
Da revelação dos filmes com os químicos à transmissão das imagens pelo telefone…
Das imagens impressas para as múltiplas publicações de imagens nas redes sociais, que se transformaram em imensas galerias virtuais…
Dos negativos em vidro ao NFT…
A fotografia e seus diversos dispositivos de captação e construção criativa não param de mudar e evoluir. Eles seguem nos surpreendendo e apaixonado pela multiplicidade de caminhos que a cada tempo estão a seguir.