Conclave
Por José Roque Guimarães, novembro/2024.
Do latim “com chave”, o longa é dirigido por Edward Berger (Nada de Novo no Front; Jack) e protagonizado por Ralph Fiennes, como Cardeal Lawrence. Roteiro de Peter Straughan e Robert Harris. Cinematografia de Stéphane Fontaine.
Acompanhamos o conclave para eleger um novo papa. O decano Lawrence tem como função coordenar o processo com seus devidos rituais. A Igreja deve decidir entre o retorno ao passado representado pelo Cardeal Tedesco, Sergio Castelitto, e o presente e modernidade. O eleito será a personificação da tendência vencedora com impacto na História.
Um dos eventos mais secretos é mostrado com maior precisão possível. A “fotografia” de Fontaine é brilhante contando com a supervisão direta do diretor em cada tomada. Utilizam-se recursos de desfoque no segundo plano, preto versus vermelho realçado, luz e sombra. Também lá a luz é um personagem. O expectador é levado à profundeza do dilema da Igreja.
Isabela Rosselini, filha de Ingrid Bergman, é a supervisora das freiras em trabalhos como cozinha e limpeza. O papel feminino na igreja católica, tema tão ancestral como atual é mostrado pelas freiras com as cores, ou falta delas, ações e invisibilidade visível. Nas cenas escuras só aparecem homens. As mulheres só nas claras com muita luz.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/e/m/rCLGsXR6aWUGn6EJcQ3Q/screenshot.png)
O filme inicia com o decano caminhando num túnel escuro sentindo o peso e a incerteza da tarefa. Ele que confessa não ter perdido a fé em Deus, mas sim na Igreja. Termina com um twist de levantar as sobrancelhas. Crentes e ateus como este que escreve aqui, saímos com um sem fim de pensamentos e imagens que nos convidam a rever.
O filme Conclave estreou nos cinemas brasileiros no dia 23 de janeiro de 2025.
O filme é ótimo, .Destacaria tbm o ator Stanley Tucci..O Roque foi feliz no texto ,destacando os detalhes da fotografia do filme.Os contraste,as cenas, de cores iguais em vários grupos.Juro quase peguei o cel para fazer algumas fotos em várias cenas Não quero falar mais ,para evitar o spoiler. NEGA_ANGELA_
Obrigado, Angela. O texto só dá uma ligeira ideia do maravilhoso filme.