MOSAICO, modalidade da Master Class Santa Sede para o segundo semestre, é uma oficina nos moldes de seminário cujo disparador criativo vem de imagens. A primeira edição foi em 2017, inspirada em artistas plásticos consagrados e, a partir de 2018, entraram as fotografias em seu escopo. Caracteriza-se pela liberdade de estilo e de tema, e pela composição criativa, valorizando a voz literária de cada um. Nasceu com a vocação de publicação eletrônica tanto numa revista específica vinculada ao site da oficina, quanto nos espaços de redes sociais dos participantes. É o módulo ideal para quem já frequenta a mesa do botequim literário, pretende perseguir uma rotina de produção e leitura crítica no segundo semestre e, também, aos que desejam compilar muitas crônicas visando concursos e a publicação de seus livros individuais.
Os curadores com o passar dos anos foram: Gabriel Lecz (ilustração), Marcelo Leal (fotografia), Iara Tonidandel (fotografia), Rubem Penz (ilustração), Tom Saldanha (fotografia), Jorge Aguiar (fotografia) e Alexandre Eckert (mobgrafia).
Mais de uma centena de cronistas já escreveram neste módulo e, em 2021, fez parte das iniciativas culturais em comemorações dos 250 anos de Porto Alegre.
O projeto para 2024 é vincular novamente ao módulo Spin-off Santa Sede (primeiro semestre) para a publicação impressa do livro Mosaico Santa Sede Volume 1, combinando imagem e texto. Será a retomada de um caminho aberto com o livro Grão – imagens, palavras, eternidade, de Iara Tonidandel e Guto Monteiro, primeiro volume da série, hoje com quatro volumes editados.
MOSAICO tem à sua frente Rubem Penz, escritor, publicitário, músico e compositor. É parte da Santa Sede – crônicas de botequim, oficina literária idealizada em 2010 – hoje também editora – a qual, desde sua criação, alcança 38 publicações. Em 2016 foi agraciada com o Prêmio Açorianos de Literatura na categoria Destaque Literário.
Mosaico 2023, Mobgrafia, com Alexandre Eckert na curadoria de fotografias e organização de Rubem Penz. Foram 11 fotógrafos e 25 cronistas registrando em imagem e texto esta nova tendência artística. Participação dos(as) fotoclubistas Carlos Vaz, Claudia Brandão, Cleber Quadros, Douglas Fischer, Heloiza Averbuck, Marcelo Leal, Maria Alice Gravina, Maristela Padilha, Nely Alves, Nina Pulita e Sandra Maria
Sobre as Oficinas Santa Sede
O projeto literário Santa Sede oferece uma jornada envolvente pelo universo da crônica, trazendo à tona a fusão entre a escrita criativa e o ambiente descontraído dos botequins. Com suas diversas modalidades, como o Santa Sede Verão, Aperitivo, Crônicas de Botequim, Mosaico e Circuito, os participantes têm a oportunidade não apenas de aprimorar suas habilidades literárias, mas também de explorar novas perspectivas através de desafios criativos, seminários constantes e encontros semanais. O projeto, concebido pelo escritor e educador Rubem Penz, destaca-se pela originalidade, abrangência e qualidade, recebendo reconhecimento através de prêmios literários. Seja virtualmente ou presencialmente, cada módulo oferece uma experiência única, proporcionando um espaço acolhedor para escritores experientes e novatos desenvolverem suas vozes literárias. Ao participar do Santa Sede, os amantes da escrita têm a chance não apenas de aprimorar suas habilidades, mas também de se conectar com uma comunidade vibrante e comprometida com a arte da crônica. Quem sabe já coloca em sua meta 2024?