08 de janeiro – Dia Nacional da Fotografia
Por Victor Ghiorzi, janeiro 2024.
O dia da fotografia é comemorado mundialmente em 19 de agosto. Nessa data, em 1839, o Daguerreótipo foi apresentado publicamente na Academia de Ciências da França. O aparelho foi desenvolvido por Louis Daguérre em parceria com Nicéphore Niépce, e consistia numa técnica de fixação química da imagem (obtida pela incidência da luz numa câmara obscura) em uma chapa de metal.
O processo de tentativa de fixação das imagens foi desenvolvido no mesmo período em lugares diferentes por diversos pesquisadores. Inclusive no Brasil, pelo trabalho de Hércules Florence, francês radicado em São Paulo que, em 1832, chegou a resultados semelhantes e foi o primeiro a usar o termo fotografia (foto=luz), fato comprovado pelas pesquisas do historiador e fotógrafo Boris Kossoy. As diferenças entre o ambiente da Europa pós-Revolução Industrial e o Brasil rural de poucos anos de independência podem explicar o fato de que a descoberta de Florence não tenha tido repercussão, ficando desconhecida durante mais ou menos 150 anos, até a década de 1980.
No Brasil também é comemorado anualmente o dia 08 de janeiro como o Dia do(a) Fotógrafo(a) ou Dia Nacional da Fotografia. Apesar de algumas controvérsias sobre a data exata, teria sido em 08 de janeiro de 1840 que o daguerreótipo chegou ao país.
O abade Louis Compte, que era o responsável pela assistência espiritual no navio L’Oriental, trouxe um daguerreótipo a bordo e o apresentou a D. Pedro II. Com 15 anos na época e ainda antes de sua sagração como imperador, D. Pedro gostou muito da novidade, apaixonou-se pela fotografia e, alguns meses depois, comprou um daguerreótipo, tornando-se, provavelmente, o primeiro fotógrafo brasileiro. O imperador registrou em imagens os locais que visitava, deixando um rico e vasto acervo fotográfico.
Egito (Pirâmide de Gizé), 1871
Felizmente, nos 170 anos decorridos desde a chegada do daguerreótipo em nosso país, muita gente boa também foi, como o imperador em 1840, “fisgada” pela fotografia. Numa lista obviamente incompleta, podemos citar Sebastião Salgado, Walter Firmo, Claudia Andujar, Araquém Alcântara, German Lorca, Thomaz Farkas, Mário Cravo Neto, Maureen Bisilliat, Miguel Rio Branco…
Cada uma/cada um de nós poderia acrescentar muitos nomes a essa lista, e ela continuaria incompleta. São esses homens e essas mulheres que merecem todas as homenagens neste dia e em todos os outros dias, porque são os inspiradores de todos nós que amamos a fotografia.
#fotoclubeportoalegrense #fotoclubepoa #fotoclube #fcpoa6anos #fcpoa #dianacionaldofotografo #dianacionaldafotografa #fotografia #daguerreotipo #sebastiaosalgado #walterfirmo #claudiaandajur #araquemalcantara #germanlorca #thomasfarkas #mariocravoneto #maureenbisilliat #miguelderiobranco #confoto
Saiba mais aqui: “A chegada do daguerreótipo no Brasil – os primeiros registros no Rio de Janeiro.”
E você: qual fotógrafo(a) acrescentaria à lista? Escreva nos comentários.
Muito bom, obrigado.
Pelo excelente texto e por tua trajetória como fotógrafo parabéns em dobro amigo e colega !!!
Vivas a Fotografia !!!
Show!!
Obrigado, Victor!
Acrescentaria João Ripper.
Abraço!
Belo texto! Muito interessante. Obrigada!