Fotoclube Porto-alegrense

[ARTIGO] Fotografia e trabalho voluntário, por Iara Tonidandel

Fotografia e trabalho voluntário

Por Iara Tonidandel, novembro 2023

Cada um encontra, de acordo com suas condições e desejos, uma forma de conhecer e vivenciar o mundo. A minha escolha foi de caminhar nas ruas em que os habitantes dos lugares andam e, na medida do possível, calçar sapatos locais. Raramente faço alguma viagem sem o propósito de fotografar e realizar trabalho voluntário. Aliás esses são os primeiros requisitos analisados para pontilhar o Mapa-múndi da minha parede com a escrita: próximo destino.

A cada cultura vivenciada, a cada comunidade na qual me insiro como voluntária, o ganho maior é meu. Aprendo mais do que ensino. Aprendo com os animais e as pessoas que os cuidam, com os coordenadores dos projetos destinados a preservação ambiental, mulheres, crianças, e com os demais voluntários que partilham comigo, atividades, conhecimento e tempo de vida. A narrativa proporcionada pela fotografia é uma das linguagens que utilizo para contar as histórias vividas e percebidas. Essas histórias, com o tempo e com as mudanças que ele provoca na minha existência, vão sendo tecidas com outras cores, sentimentos e emoções diversas. Esse é o presente que minhas fotos me entregam todos os dias: contar, por meio das imagens, como sinto o mundo que passa na tela do meu horizonte.

Já morei com índios na Colômbia, cuidei de guepardos, leões, rinocerontes no continente africano, lecionei para jovens budistas e mulheres, cuidei de crianças e ursos em países asiáticos, trabalhei em orfanatos em países africanos. Por conta disso, conheço pessoas do planeta, e cada uma dessas vivências, ao ocuparem espaços no meu portfólio, transformam a minha vida, modificam o “ser humano” que habita meu corpo nessa breve passagem existencial. Não espero pelas mudanças, vou ao encontro delas.

Tenho nas linguagens, fotográfica e literária, dois equipamentos com os quais busco dar sentido e significado as situações vividas. Deixei no espelho retrovisor o sonho infantil de ter a melhor foto ou a escrita mais bonita e coloquei em frente ao espelho o desejo de ter imagens e textos que digam a quem os aprecie: faça o seu melhor. E com isso, quem sabe, incentivar e apresentar possibilidades diferentes de viajar as pessoas pelas quais nutro afeto e carinho, as pessoas que se conectam comigo.

Deixo aqui algumas imagens e aos que se interessarem sintam-se à vontade em conversar utilizando os endereços abaixo.

       

Iara Tonidandel 
Fotógrafa Porto Alegre Rio Grande do Sul
Iara Tonidandel, Fotógrafa e Pedagoga. Com vários cursos e Workshops com os melhores fotógrafos brasileiros de vida selvagem, entre eles Lawrence Wabba, Luciano Candisani, Cristiano Xavier, Zig Koch, João Marcos Rosa e com Fábio Elias, reconhecido pelo seu trabalho em fotografia documental. 
Tem no seu currículo várias incursões fotográficas pela África,  Ásia, Oceânia, Continente Americano e locais remotos do Brasil.
Suas obras integram inúmeras exposições em centros culturais com curadorias de Fábio André Rheinheimer, Marcos Monteiro, Anaurelino Corrêa de Barro e a artista plástica Ana Zavaldi.  
Iara fotografa com sensibilidade e dedicação. Para eternizar emoções. 

Site Iara Tonidandel - Clickiara       
Facebook: Iara Tonidandel | Instagram: Clickiara | Email: toniiara@hotmail.com

1 comentário em “[ARTIGO] Fotografia e trabalho voluntário, por Iara Tonidandel”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this
plugins premium WordPress
Rolar para cima