Domine a técnica e torne indomável a sua criatividade
Durante o período que eu dava aulas com mais frequência, sempre “bati” na mesma tecla: “Quando você domina a técnica e seu equipamento, terá mais tempo para sua criatividade”.
Você está à beira do Guaíba, naquele pôr do sol que é o mais bonito do mundo (superlativamente falando). Pega a câmera e aponta… uma situação de contra luz, que pouco importa, pois vai fazer parte da beleza da imagem… nivela o horizonte, coloca o sol no meio, máquina no “A” ou “P” e “senta o dedo”. Show, fotaço… todos que olharem a imagem vão elogiar, “… que foto linda…”. Na verdade, a natureza foi linda naquele momento e você somente apertou o botão. Estou desmerecendo a ação? Talvez, comparando seu resultado de foto com os de outras milhares de pessoas que fizeram imagens iguais às suas, pelo mesmo processo.
Agora, se você domina a técnica, poderia fazer uma imagem diferente que ressaltasse uma mãe que brinca com a filha nas sombras debaixo de uma árvore e no contra-luz… e, assim, colocar o lado humano dentro de uma composição em que a natureza domina a cena. Ali, depois de feitas medidas de 2 exposições, um reforcinho de luz de flash indireto para “dar um bafinho” de luz sobre as pessoas do primeiro plano, você compõe uma imagem com a sua assinatura própria, criativa e que ninguém mais fará igual.
Quando dominamos a técnica, sobra mais tempo para pensarmos no enquadramento e darmos asas à criatividade!
Walcyr Mattoso do Nascimento – Fotoclubista